Mujica apanhado a chamar "velha" a Cristina Kirchner

"Esta velha é pior que o zarolho", disse o Presidente uruguaio, José Mujica, quando pensava que os microfones estavam desligados. A "velha" era a sua homóloga argentina e o "zarolho" o seu falecido marido, o ex-presidente Néstor Kirchner.
Publicado a
Atualizado a

O Governo argentino já expressou o seu "profundo mal-estar" pelas palavras de Mujica, considerando-as "inaceitáveis".

Num comunicado, o chefe da diplomacia argentino, Héctor Timerman, indicou que estes comentários "ofendem a memória de uma pessoa falecida que não pode defender-se". O mal-estar é maior porque as declarações foram feitas "por alguém a quem o doutor Kirchner considerava um amigo".

Em relação ao facto de Mujica ter chamado "velha" a Cristina Kirchner, o Governo diz que a Presidente "não vai fazer nenhum comentário".

[YouTube:Q31RIkLCxNg]

As palavras de Mujica foram divulgadas pelo jornal 'El Observador', de Montevidéu. O comentário foi feito pelo Presidente uruguaio ao presidente da câmara da localidade de Florida, Carlos Enciso, quando ambos pensavam que os microfones estavam desligados.

Os dois iam dar uma conferência de imprensa e estavam antes a falar das relações com a Argentina e o Brasil. Mujica estava a dizer que "para conseguir algo" da Argentina, era preciso antes dialogar com o Brasil.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt